Como as trilhas sonoras dos animes são feitas? | IndiCurious
“Don’t Say Lazy” – K-ON!
Quem não ama as trilhas sonoras dos animes, não é mesmo? Aquelas instrumentais que ficam na sua mente ou as que você canta no chuveiro até a garganta doer! Mas você já parou pra pensar como elas são criadas? Hoje, nós do AnimeIndica, iremos explicar para vocês o processo de criação de uma trilha sonora.

PREPARAÇÃO:
Quando se trata de produzir um anime, várias empresas trabalham juntas; essas empresas criam o que é chamado de Comitê de Produção. Dependendo da obra, o comitê incluirá uma gravadora (como Aniplex ou Lantis), e essas gravadoras podem fornecer um compositor para compor as músicas para o anime. O Comitê também pode contratar um compositor específico de uma gravadora (Como Yuki Kajiura que foi contratado para trabalhar em Madoka Magicka), se alguém do Comitê tiver uma conexão algo parecido.

PRODUÇÃO:
Um computador pode sintetizar muitos instrumentos muito bem, e é supostamente mais barato fazer uma trilha sonora através de um software de computador do que encontrar uma banda, ensiná-los a música e depois gravar um clip. Mas não é incomum usarem instrumentos reais na produção da música(como para filmes de alta produção).

COMPOSIÇÃO DA MÚSICA:
Podem ser colocadas palavras que descrevam um certo sentimento, ou um certo gênero de música ou algo para se fazer. Se a equipe de produção souber mais sobre música, termos mais específicos podem acabar sendo usados para que fique visível na música o que a história do anime quer passar.
Quando se trata de como a música em si é criada, e como os compositores recebem o treinamento para conseguir seus empregos, basta procurar “composição musical” e “composição de música digital” no Google e ela começará a apontar você nessa direção. Muitos dos mesmos processos gerais de composição e criação se aplicam, embora eu não possa realmente dizer se eles fazem algo especificamente único no Japão em termos de composição. De qualquer forma, as pessoas podem ir à faculdade para estudar teoria musical e composição musical e, a partir daí, podem optar por trabalhar especificamente para anime ou optar por trabalhar em qualquer outro lugar (como compor para TV live-action, filmes ou comerciais) ou para a indústria do entretenimento, por exemplo). É uma carreira e profissão como todas as outras.