My Last Day-curta-metragem do Studio 4°C
Religião é um tema delicado de certa forma, existe varias religiões no mundo, mesmo que não concorde com a ideologia do próximo, devemos respeitar o colega e não deixar de falar com alguém só porque ela tem uma religião diferente que a sua ou porque não tem nenhuma, então vamos lá. Acredito que quase todos devem ter um parente que fala que animes são obras do mal, mas, e se te disser que existe uma curta-metragem de anime cristão produzido pelo Studio 4 °C, o mesmo studio que fez detroit metal city uma comédia muito bom, diga-se de passagem.
O anime “My last day” ou “Meu ultimo dia: o ladrão da cruz” é um filme de 2011 com a duração de 9 minutos sobre arrependimento e redenção que retrata os últimos dia de Jesus, mais especificamente a sexta-feira da paixão na religião cristã, o filme se passa sendo de certa forma sendo contada pelo ladrão, bem, ele quase não fala mas vemos a história pelo lado do ladrão, meio como se estive-se sendo contada por ele ou se estive-se no lugar dele vendo tudo, enfim, não sei bem como dizer isso.
A curta começa com o ladrão olhando das grades de prisão Jesus sendo açoitado no pátio de Pilatos, nisso, horrorizado, mostra algumas lembranças dele que mostram ele vendo Jesus ensinando e depois vem uma lembrança do próprio ladrão mostrando o porque dele está preso, nessa memória mostra ele está em um beco escuro com uma faca na mão tentando roubar um rico local que segura uma caixa de dinheiro, os dois começam a lutar e nessa hora o rico deixa as moedas caírem no chão e acaba sendo esfaqueado, o ladrão pega as moedas e foge, nessa parte o flashback acaba. Ele por fim começa a chorar aflito.
Chegando o dia de sua morte, eles tem que levar as vigas pelas suas cruzes, junto deles tem um terceiro para ser executado, marcharem para o Gólgota, local no qual vão ser pregados e morrer, no caminho ele observa a multidão que gritava tanto para crucificar Jesus e outros gritavam que ele era inocente.
Quando eles chegam ao Gólgota, são pregados na cruz com pregos pelos punhos, dolorosamente prendendo-os ao patíbulo. Cada homem é pendurado em sua cruz devido a um grande e profundo entalhe em forma de quadrado esculpido nos stipes e seus pés são pregados em um sedil de madeira. Eles ficam em agonia. Como a multidão, o outro ladrão manda Jesus salvar a si mesmo e a eles. Mas o nosso ladrão que conta a história reprova isso e diz que o castigo deles é justo mas Jesus não havia feito nada de errado para estar sofrendo a mesma morte e ter passado por castigos ainda piores que o deles, então o ladrão pede para Jesus se lembrar dele quando ele voltar como rei, então Jesus diz a ele que hoje mesmo eles estarão juntos no paraíso. Um tempo depois, uma tempestade escura domina a colina e Jesus morre, então um soldado romano perfura o lado de Jesus com sua lança causando uma mistura de sangue e água para irromper da ferida, após isso o ladrão tem os tornozelos quebrados e desaparece de cena com um suspiro. Ele então vê um Jesus inteiro e sem danos (que o cumprimenta recitando João 11:25) em um lugar bonito como Jesus tinha prometido a ele, o paraíso.
A curta ganhou uma resenha positiva de Amanda Lago, do GMA News Online das Filipinas, elogiando a animação e a cinematografia, afirmando que havia “uma tendência para tiros apertados – um zoom nos olhos dos personagens para mostrar dor e arrependimento, e um close-up de um prego sendo batido em carne para destacar a pura brutalidade dacrucificação. ”
O filme não está no MAL pois aparentemente o filme não foi direcionado ao mercado japonês e produzido por não-japonês, além do studio que fez a animação, bem mas deixando isso de lado, o filme foi deveras bem produzido e recomendado, principalmente para quem tem ajuda com as crianças na sua igreja e não dá pra passar um filme grande e ler não vai atrair a atenção delas, pronto, só passar a animação, a arte e a forma que contam a história com poucas falas em pouco tempo é algo que gostei bastante.