Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Mangás

 

UQ HOLDER

Uq holder é um mangá de Ken Akamatsu autor das obras Negima e Love Hina, ambas bastante famosas entre aqueles que apreciam o mercado de animes e mangás.

Aqui no Brasil Uq Holder tem sido publicado pela JBC, havendo dez volumes já disponíveis para a compra.

Se você, querido leitor nunca leu nada de Ken Akamatsu ou se decepcionou com terrível a adaptação de anime que esta obra recebeu (eu mesma só conseguiu ver o anime até o sexto episódio) tente não condenar a obra pela má animação que teve, ou por falta de familirialidade com o autor, o mangá de uq holder tem diversos pontos positivos e interessantes e eu espero que alguns deles te convença a dar uma chance para a obra.

Uq holder narra a história do jovem Touta Konoe, um garoto do interior que junto com seus amigos sonha em poder ir até capital e escalar uma enorme torre que há nesta metrópole. Porém, como nenhum deles possui a permissão da mãe de criação do Touta, Yukihime para viajar, eles passam boa parte do seu tempo tentando derrota-la. Entretanto apesar das diversas tentativas eles sequer chegaram próximo de alcançar este objetivo.

Essa é a sinopse inicial sem spoiler, apesar de parecer a princípio ser uma história desempolgante, uq holder rapidamente se transformar em algo muito instigante e bem desenvolvido.

Na minha opinião os personagens principais da hora são um dos melhores pontos positivos do enredo. Ambos possuis particularidade muito próprias e benéficas.

Touta é um típico protagonista shounen, alegre, tem vários amigos e possui um potencial enorme mesmo não sabendo utilizá-lo corretamente. Apesar de ser clichê, Touta acaba sendo um personagem muito agradável de se acompanhar, mesmo sendo um rapaz boa vida ele comete erros e tem inseguranças além de se deixa levar pela emoções se tornando bastante humano e não estereotipado.

Eu adoro ele *-*

É um bom protagonista que caso você goste de shounen ganhará facilmente sua simpatia.

Yukihime é uma personagem pertencem a obra anterior do Ken Akamatsu, Negima, sua personalidade é muito sutil e apesar de ser uma mãe adotiva bem enérgica e controladora, ele não perde o controle facilmente deixando de ser aquela típica heroína tsundere que particularmente esgota minha paciência.

Kuroumaru é o primeira companhia que Touta encontrar após certos acontecimentos iniciais, Kuroumaru é um alguém misterioso, não muito falante e centrado, ao se tornar parceiro de Touta em sua jornada passa a ter certos momentos de insegurança em relação si mesml e a sua amizade com o protagonista. Devido às personalidades contrárias que possuem ele sente que pode ser substituído ou rebaixado como melhor amigo de Touta a qualquer instante.

Uq holder tem como poder a imortalidade, eu já vi algumas obras abordarem esse tema, porém a forma diversificada e inteligente que uq holder apresenta este tema é um ponto crucial para te convencer a ler o mangá.

Há vários tipos de imortalidade e limitações específicas para cada uma delas. Essa grande diversidade torna o mangá muito rico em estratégias e poderes surpreendentes.

Outro ponto positivo que Uq holder tem são suas batalhas. Apesar da maioria dos personagens terem a imortalidade o enredo conseguiu criar rivais capazes de enfrenta-lo no mesmo nível e derrota-los causando um clima de perigo e evitando que as batalhas se torne óbvias ou previsíveis.

E caso você esteja receoso de uq holder ser um mangá de ecchi não se preocupe, é claro há uma cena aqui e acolá com as personagens em termas, ou o Touta sem camisa mostrando seu abdômen trincado, mas todas as cenas mais calientes possui um bom contexto não sendo inconveniente ou forçadas.

Uq holder tem um time cômico e de batalha muito fluído tornando a leitura do mangá fácil e espontânea  (é praticamente impossível que você não sinta uma enorme vontade de ler o mangá numa tacada só).

Outra adversidade que os compradores de mangá tem com uq holder é o fato dele ser uma continuação de Negima.

Eu não li Negima nem assistir o anime e mesmo assim não encontrei dificuldade em entender uq holder, é claro que há alguns personagens que pertencem a obra anterior de Ken Akamatsu e para aqueles que já conhecem Negima acontece esse sentimento de nostalgia, mas mesmo este personagens são reapresentados não deixando o leitor atual perdido.

Concluindo, uq holder é uma aquisição
recomendadíssima para aqueles que adoram um bom e velho shounen de batalha, com clichês bem explorados.  narrativa cativante e personagens bem desenvolvidos.
Espero que alguém se interesse em adquirir e colecionar esta obra que é uma das minhas favoritas atualmente.